Primeras impresiones

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Primeras impresiones

Caminhei ontem do hotel onde estou (bem no centro) em direcao a Ciudad Vieja, ate chegar no limite da terra, as beiras do Plata, do lado do porto. Ja deu pra sentir o clima.

Montevideo eh puta, mas uma puta cidade linda. Predios antigos conservadissimos, mesclado com construcoes modernas. Tudo muito limpo e como ja disse, conservado. Nada de transito infernal, o negocio parece fluir muito bem - apesar de estarmos no verao, periodo em que a cidade fica mais vazia segundo o que li.

A Ciudad Vieja eh puta lugar animal, com varios barzinhos e predios super antigos. A Plaza da Independencia que marca a entrada da Ciudad Vieja tem uma puta estatua gigante de San Artigas, heroi nacional, num cavalo. Puta coisa linda.

Falando em praca, isso eh outro fator positivo. Montevideo tem varias pracas, todas muito bem conservadas e aconchegantes. Soh ontem vi umas cinco, sendo que em uma delas eu parei pra ler e jogar meu diabolo. Isso que eh planejamento urbano.

As pessoas de Montevideo tambem sao muito mais bonitas que no Brasil, pelo menos em Sao Paulo. Pode parecer uma especie de racismo de minha parte, mas acho que isso se deve pela baixa misceginazacao da populacao, nao sei.

A noite, na avenida 18 de Julio (tipo a Paulista de SP soh que menos movimentada) rolou um desfile. Perguntei pra uma mulher do que se tratava e ela disse que era um desfile de carnaval pra jovens, e que o carnaval pros adultos acontece em fevereiro. Pois bem.. nunca vi nada tao tosco e desconexo. Eram varios blocos de criancas e adolescentes pintados e fantasiados, separados por uns 50 metros um do outro. Cada bloco tinha seu proprio carro de som. Havia um bloco que tocava bateria em ritmo de samba, outro de um pessoal pintado e batendo palma e tentando animar as pessoas qeu assistiam, outro de um pessoal com lacos, sempre com uma coreografia tosca e sem graca. Sei la, a parada durou bastante, tipo umas 4 horas. Tinha uns 50 blocos. Mas muitoo, muito tosco, desconexo, sem ritmo e sem graca. Mas a galera curtia.

Encontrei uma brasileira na lan house depois que tambem achou o desfile tosco. Era engracado ver o pessoal tocando samba sem ritmo e as menians dancando samba rebolando sem nenhuma ginga. Eh ai que voce lembra do Brasil e nota que o que parece normal pra voce eh na verdade de melhor qualidade

Uma coisa foda pra mim nesses primeiros dia eh na hora de se comunicar. Sempre preciso pedir pra pessoa repetir mais devagar, as vezes ate mais de uma vez. Isso incomoda muito, mas eu tenho nocao de que o processo eh assim mesmo. Uma situacao inusitada aconteceu durante esse desfile. As bordas das ruas eram todas contornadas de cadeiras, onde o pessoal sentava. Eu peguei e sentei tambem. Dai passou 3 homens com papeis na mao falando com as pessoas. Eu achei que eram vendedores e quando eles falaram comigo, eu apenas disse "no tengo (dinheiro)". O cara entao me mandou sair da cadeira, soh que eu nao entendi, e peguei uma cadeira qeu tava no chao e coloquei na calcada. Dai ele fez uma cara de bravo e veio falar mais de perto comigo. Eu vi que tinha algo errado e perguntei se eu nao podia sentar ali. Ele disse que era preciso pagar pra sentar. Fiz a classica cara de bunda e sai fora.

Nao vejo a hora de comecar a fazer as aulas de espanhol que vim pra fazer, pra ver se meu espanhol deslancha. Acho que as comecarei a partir soh do dia 2. Ateh la, creio que continuarei a levantar as 14h, assistir CNN espanhol, andar pela 18 de Julio e brincar com meu diabolo nas pracas de Montevideo.

Em breve, fotos e videos ein.