Declaração de Voto II

terça-feira, 29 de agosto de 2006

Declaração de Voto II

Falando sério agora.

Presidente

Até outro dia eu ia de Lula. Achava melhor que o governo tivesse continuação, além da simpatia que tenho por Lula e pelo PT*. Mas depois de ver as entrevistas e a participação da Heloísa Helena em debates, e ver o Lula fugir deles** (assim como nosso amigo Serra), meu voto mudou pro PSOL. Mesmo que muitos tenham a idéia SIMPLISTA E CÔMODA de ela ser uma 'tresloucada', vi em suas exposições uma pessoa muito segura, lúcida e firme em suas propostas. Acho que o PSOL vai tomar o lugar do 'PT da oposição' no futuro. Também conta minha simpatia por partidos de esquerda (sem ser os 'extremistas', como PSTU, PCO etc...

No fim, acho que votarei nela por saber que ela não vai ganhar. No segundo turno (se houver), vou de Lula.

Governador

Provavelmente Mercadante, mas no debate da Band entre governadores de anteontem, chamou atenção ao meu companheiro de casa (aquele que passa atrás de mim neste vídeo) o Plínio Arruda Sampaio, do PSOL. Meu pai também vai votar no Plínio (e olha que ele odeia o PT e vai anular o restante). Vou prestar mais atenção nesse cara. Ah, e ainda tem o Cláudio de Mauro, do PV, ex-prefeito da Nova York do ano 3000, minha cidade, mas acho que nem vira.

Senador

Suplicy, simplesmente por ouvir de todo mundo que ele é bom e por ele ser uma figura simpática e do PT.

Deputado Federal

Soninha, conforme este post aqui.

Deputado Estadual

Não faço idéia. Dizem que devemos votar em deputados estaduais de sua região (até pra federal dizem isso), mas por qual razão? Pra trazer benefícios pra região? Deputados não são eleitos pra legislar em nome do bem público? Devo votar na legenda, provavelmente no PT.

*Apesar de muitos agora imputarem ao PT o estigma de 'corruptos, mentirosos arrogantes', idéia gerada pela maneira como crise foi tratada pela imprensa (não me entendam mal, não acho que houve golpismo da imprensa não) continuo votando neles. Eu quero que Zé Dirceu, Genoíno, Palocci, Silvio Pereira, Delubio Soares e muitos outros vão para a casa do chapéu, mas tenho convicção de que a maior parte do partido é formada por MUITA gente boa e bem intencionada como expliquei neste post aqui.

**Em um futuro post, falarei sobre a ética dos políticos, aquela que justifica certas atitudes como se ausentar de debates, fazer coligações alienígenas etc.