Antropobloguismo

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Antropobloguismo

Meu amigo J.Silva e eu montamos esse blog com o intuito de exercitar a reflexão de alguns fatos e situações com mais profundidade.

Porém, o blog não deve simplesmente transpor artigos, redações, crônicas ou reportagens para o espaço virtual. O blog deve ter uma linguagem própria. Mas qual?

Após a criação do mercyzidane comecei a freqüentar blogs de alguns jornalistas conceituados para saber como é o modo que eles escrevem. Há vários estilos de escrita, mas poucos se preocupam em criar uma nova linguagem.

O que eu encontrei de mais inovador estava num livro escrito antes do advento da internet. Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.

João Miramar conta suas memórias em capítulos curtíssimos (cerca de 5 linhas!). Agilidade, velocidade e complexidade. Tudo o que eu gostaria que um blog tivesse.

Não sou nenhum Oswald de Andrade e não sei se meu estilo é parecido com o dele (acho que não, afinal, os textos deste blog estão bem longos). Mas como o próprio Oswald ensina, vou tentar “engolir” sua linguagem.

Fiquem com o capítulo 18 de Memórias Sentimentais (mesmo fora de contexto):

18.INFORMAÇÕES
Gustavo Dalbert numa noite de cabelo e cigarro disse-me que a arte era tudo mas a vida nada. Ele era músico e ia morar em Paris comigo, o amigo e jovem poeta João Miramar.
Havia um outro artista na vizinhança, o Bandeirinha barítono e outros poetas na cidade.