-É lógico que o cara não vai para a cadeia. Em primeiro lugar, o atropelado é pobre. Em segundo lugar, quem atropelou é rico.
Frase extraída de uma programa de televisão, em matéria sobre o estudante de direito que atropelou um frentista e não foi para a cadeia.
A citação acima expressa a pura realidade que a maioria da mídia tradicional "se esquece" de noticiar. Assim como não cobrem o incêndio em uma favela com o destaque merecido, mas se lembram de dar capas e capas de jornal quando o assunto é o mesmo tipo de incêndio, só que em um prédio de classe média.
O problema é que o autor da frase inicial deste post foi o Datena. E quando não é o Datena, é o cara do Balanço Geral e assim sucetivamente. Eles não fazem uma reportagem profunda. Botam uma cena, falam uma verdade ou outra apenas para o telespectador dizer "é verdade" e mudam para a matéria do menino-peixe ou do cara mais feio do mundo.
E sempre fico com essa sensação: caralho! O cara falou isso na TV! Que louco! Mas eles espremem tudo e passam para o mais bizarro possível. Será que não dá para tratar desses assuntos sem explorar a miséria humana e de modo tão mesquinho?
___________________
Metalinguagem: eu acho que dá. É por isso que acredito no Raiz Social.