Tom Zé, eu também sou japonês!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Tom Zé, eu também sou japonês!

Desde criança eu sempre mantive muito contato com a cultura japonesa. A minha cidade natal, Suzano, é um forte centro de imigração. Portanto, já tive e ainda tenho muitos amigos, vizinhos, namoradas (essa é uma só) e produtos de consumo vindos ou descendentes da terra do sol nascente.
Não, este texto não irá falar sobre os 100 anos da imigração japonesa. O foco é apenas um item, talvez o mais importante da cultura nipônica: a tal da discplina, que aqui no Brasil mudou de nome para "japonês" (isso mesmo), como disse Tom Zé em uma entrevista ao programa Arquivo Record, da Record News.

No programa, o repórter pede para que Tom comente o trabalho de Caetano Veloso e Gilberto Gil na época da Tropicália e relacione com a sua própria obra. Ele responde algo do tipo:

-"Caetano e Gil são gênios! Eu sou japonês!"

Em seguida, ele explica que só conseguiu fazer algo de relevante na música popular brasileira devido ao suor, ao esforço, à disciplina e ao perfeccionismo.

Mas depois de tantos anos de convivência com seres humanos de olhinhos puxados, eu nem precisei da explicação para entender o significado do adjetivo "japonês".

Atrevo-me a dizer que aprendi a ser japonês aqui em Suzano e, de tanto admirar, acabei copiando.

Hoje em dia, sou bem mais japonês do que muito japonês.
_______________________
Metalinguagem: um trecho do programa Arquivo Record sobre a Tropicália. Vale a pena!