Preconceito Lingüístico

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Preconceito Lingüístico

Muitas pessoas da minha sala já haviam lido um livro chamado "Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz", de Marcos Bagno, pois foram obrigadas pela professora, no primeiro semestre da facul.

Como eu estava em uma turma separada, não li. Li anteontem para me prepar para fazer uma matéria do Raiz Social sobre o mesmo tema. Achei um puta livro dahora.

O cara destrói vários mitos e desce o cacete em conservadores que defendem o português culto sem sequer saber o que é o português culto.

Mas um dos ensinamentos mais importantes do livro foi a frase de Spinoza, muito usada no decorrer da obra:

"Tenho-me esforçado por não rir das ações humanas, por não deplorá-las nem odiá-las, mas por entendê-las"

Realmente é um esforço muito grande, já que costumamos fazer chacotas em vez de compreender os problemas. Enfim, leiam! O livro muda sua percepção sobre a língua portuguesa.
____________________________
Metalinguagem: mercyzidande publicando 4 posts em 4 dias seguidos com alternância de autores - um recorde. É foda resumir um livro em um post, mas espero que alguém tenha vontade de lê-lo.