A Copa no Brasil

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A Copa no Brasil

Ontem eu estava na famigerada república Maria Bonita quando começamos a discutir a Copa de 2014, cuja sede foi confirmada para o Brasil.

Quando eu era criança, o meu sonho era poder viver para assistir ou participar (como jogador, claro hehe) de uma Copa do Mundo de futebol no Brasil.

Mas agora a coisa muda de figura. Sou contra a Copa. Vamos aos argumentos:

-Em primeiro lugar, o cara que vai comandar a organização da Copa é Ricardo Teixeira. Como disse
Juca Kfouri, em seu podcast na CBN, um cara que não conseguiu se desvencilhar de diversas acusações graves na CPI do futebol. Sem contar que ele tem um cargo vitalício no comando da CBF.

-Dois: o Brasil não tem nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Nenhum! É preciso, no mínimo, de uns 14 estádios para sediar uma competição desse porte. Imagina a farra que vai rolar com as obras. Sem contar os elefantes brancos que serão construídos em lugares em que não haverá público.

-Três: a CBF assume o compromisso, mas se não aparece investidor para cobrir a totalidade dos custos, sobra para quem? Para o Estado, assim como aconteceu com o Pan. O gasto foi cerca de 4 vezes mais do que o combinado incialmente.

Você, caro leitor, poderia dizer: mas e a estrutura que será mantida após o evento? Se a estrutura for a mesma que foi deixada para o Pan, é melhor nem ter. Falaram que iriam despoluir a Lagoa Rodrigo de Freitas e fariam uma nova linha de metrô que iria até o novo estádio do Engenhão. Os cariocas estão esperando até agora.

Resumindo: eu acho que a Copa no Brasil não vai compensar o gasto total feito com o evento. Creio que a infra-estrutura aproveitável também não trará grandes benefícios. Além disso, acontecerá uma farra com dinheiro público, assim como aconteceu com o Pan.