Andrew Jennings e a FIFA

domingo, 18 de novembro de 2007

Andrew Jennings e a FIFA



Enquanto os sonhos de alguns jornalistas são cobrir uma Copa do Mundo ou ser correspondente internacional de um canal de TV, o de outros é fazer aquela reportagem investigativa, em que figuras publicamente conhecidas são desmascaradas em esquemas nada idôneos. E essa parece ser a especialidade do jornalista inglês Andrew Jennings.

Numa rápida consulta no Wikipedia, vemos que Jennings possui um longo histórico dentro do jornalismo investigativo. Já lançou 5 livros, todos sobres casos de corrupção, sendo que 3 deles são destinados apenas às tramóias do Comitê Olímpico Internacional. Não é à toa que na sua ficha do site Transparency In Sport, aparece a seguinte definição: “Andrew Jennings has been chasing bad men around the world for three decades.”

Seu último livro intitulado Foul! The Secret World of FIFA: Bribes, Vote-rigging and Ticket Scandals (em português o livro recebe o nome de Cartão Vermelho), lançado em 2006, trata sobre um suposto esquema de subornos e favorecimentos, que envolve dirigentes do alto escalão da FIFA e a falida empresa ISL. Nomes como do “nosso” João Havelange, que ficou 24 anos à frente da organização máxima do futebol, e do atual presidente, o suíço Joseph Blatter, além de um influente dirigente de Trinidad & Tobago, um tal de Jack Warner, aparecem como expoentes dessa história nebulosa.


Além do livro, Jennings também produziu uma grande reportagem para o programa Panorama, da BBC. Abaixo segue a primeira das 5 partes desta reportagem, com legendas em português. Apesar do belo material jornalístico, é impossível não perceber o estrelismo de Jennings, que se faz protagonista da reportagem. Mas isso é questão de estilo.



******
PS1: ainda na onda de reportagens no You Tube, não deixem de conferir este vídeo (em inglês) sobre a inssureição popular em Mianmar. É em 2 partes, e igualmente imperdível.