O que leva um cara a morrer por um time?

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

O que leva um cara a morrer por um time?

Apesar de ter feito a pergunta acima, não vou respondê-la. Apenas vou contar a história de como cheguei a ela pela última vez.


No último domingo eu fui com meu pai e sua namorada ao estádio Palestra Itália para assistir ao jogo Palmeiras x Barueri.

Como o Palmeiras tinha vencido todos os jogos até então disputados, a espectativa era muito positiva e mais de 15 mil torcedores foram acompanhar a equipe.

Antes do início da partida, o hino nacional foi executado, ato pouco comum numa partida do campeonato paulista.

Assim que as primeiras notas soaram no estádio, uma torcida organizada do Palmeiras começou a cantar com toda a força o hino da equipe, ignorando o nacional.

Esse ato quer dizer: "O Brasil que se foda, pra mim o que importa é o Palmeiras".

Tudo bem, cada um sabe o que faz. Mas o que leva um cara a preferir um clube em que ele sequer é sócio ao país em que ele nasceu? O que leva um cara a ler a página de esportes todos os dias ao invés de comprar o jornal de empregos ou de ler a página de política? O que leva um cara a economizar cada centavo do salário para ter dinheiro para comprar uma camisa oficial de seu clube e sair orgulhoso na rua? O que leva uma cara a fazer mil outras coisas, inclusive morrer por um time?

Sinceramente, são tantas coisas envolvidas, são tantas questões complexas, que para responder a essas perguntas, eu teria que estudar a vida inteira.

E depois dizem que futebol é apenas um jogo.