Pra que criar se eu posso copiar?

domingo, 23 de julho de 2006

Pra que criar se eu posso copiar?

Se nada se cria e tudo se copia, copiemos direito então.

Na busca nos meus ultimos tempos por tentar ser sempre inovador nas idéias e nos atos, batia a cara na parede de frustrado por não conseguir inventar nada legal. Não conseguia inventar um nome de banda, de música, de blog inovador. Não achava uma pose pra foto de orkut inovadora. Nem idéias de camisetas inovadoras.

Bom, como da crise vem a evolução, foi aí que cheguei a uma solução, rima. Por que não se utilizar de algo que já foi criado? Tá certo que essa solução muita gente já encontrou antes, mas eu só a encontrei agora. Pronto, dois tiros em um coelho só, eu encontrava uma maneira de ser inovador, mesmo não sendo, de uma maneira bastante cômoda e agradável.

A prática, então, consiste em se utilizar de alguma idéia criada por alguém, mas que, necessariamente, seja pouco ou nada conhecido do público para o qual voce quer expor essa idéia. Assim, vai parecer que voce criou algo bem criativo.

Por exemplo, o próprio nome deste blog é 'copiado'. Certa vez li na Folha que estavam querendo criar o mercyzidane.fr. Até 10 segundos atrás, o site não havia sido criado, mas este blog já. E com um nome, pra mim, bem inovador para a proposta do blog.

O mérito está em remanejar uma idéia para um contexto apropriado. É por isso que muita gente prefere não contratar o cara mais criativo pra dirigir um setor da empresa, mas sim um cara que sabe aproveitar os criativos da melhor maneira possível - como o Roberto Justus justificou a demissão do Gustavo, no último Aprendiz.

Portanto, copie bastante. Mas, como já disse, copie coisas desconhecidas, porque senão vira clichê. Clichê é muito sem graça demais.

Mas aí reside a pergunta, o conflito ético: isso aí não seria roubar?