Mercy Zidane: setembro 2007

sábado, 22 de setembro de 2007

Programa Raiz Social

Quem é leitor assíduo deste blog deve se lembrar do meu post chamado "Papo de buteco e Rádio Português", datado de 05 de julho de 2007.

Nele, eu havia dito que achava legal o modelo do produção do jornalismo radiofônico em Portugal, onde há predominância de reportagens profundas em detrimento do mito da agilidade do rádio.Eu também disse que fiquei a fim de fazer um programa do tipo na Unesp Virtual.

Pois é, juntei uma galera, e fizemos o programa. Ele se chama Raiz Social.

A intenção, além de realizar reportagens profundas com muitas entrevistas, foi fazer um tipo de jornalismo que vem surgindo, mas é pouco estudado na academia: o jornalismo social.

Eu defino jornalismo social (bem grosseiramente) como um jornalismo voltado para as causas dos menos favorecidos dentro da sociedade.

Enfim, a tentativa é de aliar uma técnica radiojornalística pouco comum com um tipo de jornalismo pouco comum. Espero que dê certo!

Ouça o programa clicando aqui.

PS: Obrigado a todos os que participam do projeto: Tati, Bruno, Nati, Gabriel Ruiz, Gabriel Leite e Carol.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

É difícil ter um blog

No final do semestre passado, um cara do site do PC do B veio à Unesp falar sobre jornalismo digital. O assunto blog foi inevitável.

Eis que ele fez a pergunta: quem aqui tem um blog? Várias pessoas levantaram a mão.

-É, mas quem atualiza o blog freqüentemente?

Poucos levantaram a mão. Eu fiquei meio sem saber se levantava ou não. Por via das dúvidas, fiz aquele famoso gesto de deixar a mão um pouco acima da cabeça, sendo impossível identificar se eu coçava meu cucuruto ou levantava minha mão com orgulho do blog. Porém, não foi tão impossível assim:

-Hahaha! Você atualiza mais ou menos!

Tive que concordar.

Cheguei a esse assunto por ter acabado de dar uma rápida passada em blogs de colegas e amigos e ver que muitos deles estão bem desatualizados. Dos blogs listados aqui do lado (e que não são pertencentes a blogueiros profissionais), acho que só o da Tati, o do Jaiminho e o do Gabriel têm atualizações no mês de setembro (e já estamos no dia 13).

Se fosse para chutar, eu diria que 60% dos blogs mundiais estão mortos. Quem tiver a estatística oficial, por favor, envie para mim.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Rápidas impressões sobre o Intercom 2007


O Intercom deste ano foi em Santos. Gostei de Santos, mas nem tanto do Intercom.

Talvez por estar mais maduro, vi que tem muito lixo no maior congresso de comunicação do Brasil. Alguns participantes até se esqueceram de que o congresso é de comunicação, pois trabalhos como "A História do Rap em Tocantins" e "As Cores da Pedra Ametista", entre outras bizarrices foram apresentadas.

Não me incluo fora dessa, até porque apresentei um "trabalho científico" sobre um projeto de extensão. Estranho, não?

Posso contar nos dedos o número de apresentações de trabalho/palestras boas que assisti. Mesmo, assim, gostei de saber que web-rádios estão sendo bem discutidas no núlceo de pesquisa sobre mídia sonora.

Numa das poucas palestras boas, a professora falou sobre a produção científica, que está num ritmo industrial aceleradíssimo, sendo que na universidade é que o tempo deveria ser mais lento, para que possamos pensar mais e melhor. De que adianta haver milhares de pesquisas, se poucas são aproveitáveis
?

Também conheci um autor de contos estilo Hermes e Renato chamado Pedro Carbone. Ri para caralho com as interpretações do Dacax.

Hoje estou indo para Ilha Solteira, no festival de MPB. Pela terceira vez em três anos eu vou para Ilha Solteira. E desta vez vou ver Oswaldo Montenegro e Teatro Mágico! Que bosta!