No domingo último, os reportéres Vesgo e Sílvio, do Pânico na TV, realizaram mais uma inesquecível matéria. Os dois se lançaram na épica missão de convencer Galvão Bueno a fazer a Dança do Siri, depois que o locutor narrou a seleção masculina de basquete fazendo a dança, fato que deu início à campanha Dança Galvão. Ora, se até Faustão, Gugu Liberato e Sílvio Santos dançaram, porque nosso ilustre narrador não dançaria também?
Mas dessa vez a tramóia foi maior do que o normal. A dupla de repórteres foi até Londrina, onde vive Galvão, disposta a pegá-lo de calças curtas. Para tal, invadiram um evento pelos bastidores, onde descobriram outra profissão do locutor: jurado de concurso de modelos. Vejam só o vídeo:
Diferentemente de sua mulher, Desirée, que no dia anterior recebeu a dupla do Pânico com muito bom humor e muita simpatia, Galvão ficou visivelmente irritado com a proposta de fazer a Dança do Siri. Depois de se negar a pagar o mico, o locutor saiu de cena à la estrela de Hollywood, fugindo, sob a escolta de um segurança bruta-monte, em um carro preto em alta velocidade, para a tristeza de Vesgo e Sílvio.
Se o Galvão já ficou bravo com este primeiro assédio da dupla do Pânico, é bom ele aumentar seu estoque de calmantes. A Campanha Dança Galvão promete crescer cada vez mais, invadindo os campos de futebol, sua área de trabalho.
No meio da semana, a campanha foi parar no Campeonato Brasileiro. Vesgo e Sílvio estiveram no Maracanã para divulgá-la, distribuindo cartazes e pôsteres para torcedores, e incitando jogadores a comemorar os gols com a dança. De acordo com o Blog do Vesgo, a primeira aparição de um dos cartazes da campanha aconteceu no Fla-Flu de quinta-feira, no SPORTV.
Na vitória do Brasil sobre a Nova Zelândia na Copa do Mundo sub-17, Lulinha comemorou seu gol fazendo a dança, cuja imagem foi cortada no Globo Esporte. Como um garoto que se revolta com um apelido jocoso dado pelos colegas, a Globo parece ter mordido a chumbada, e tenta evitar com que a Dança do Siri chegue à sua programação - o que serve apenas para dar mais ânimo à campanha.
Até onde essa história vai, eu não sei. Mas o que parece mais incrível é que a tal dança, que já é uma praga nos links ao vivo de telejornais da Globo, dá sinais de estar se tornando uma espécie de manifestação anti-global. Basta ler a notícia “Fiéis fazem "dança do siri" para evitar imagens de casal da Renascer”, para perceber que aquilo que era apenas mais uma brincadeira para ridicularizar celebridades está ganhando nova conotação.
Imaginem só se no dia 5 de outubro, data que vence a concessão pública da Rede Globo e de outros canais, milhares de manifestantes estiverem cantando “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”, fazendo a Dança do Siri. Leonel Brizola remexeria na cova – ou, quem sabe, dançaria junto.
- Está sendo articulado um movimento nacional que buscará uma melhor fiscalização para as concessões públicas de radiodifusão (TV e Rádio). Manifestações populares estão sendo organizadas em várias capitais brasileiras para o dia 5 de outubro, data que vence a concessão dos principais canais de TV brasileiros. Para mais, informações leia aqui.