Apagão Online

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Apagão Online

Neste post aqui, meu companheiro de blog já denunciava a existência de uma temível opressão blogueira, que corria solta pelos corredores obscuros e tenebrosos da blogosfera. Mas era uma opressão, digamos, não tão opressora assim, vinda de um opressor nada intimidante, se comparado a dois casos recentes.

Em maio último, um misterioso problema técnico ocorrido nos servidores do Terra e no Gmail, que é administrado pelo Google, tirou do ar o Blog da Ocupação da USP e o email utilizado por seus administradores. Vale lembrar que o blog era mantido diretamente pelos ocupantes da reitoria uspiana e servia como contra-informação diante dos enormes disparates divulgados sob forma de informação pela grande mídia em relação à ocupação.

Hoje, o Blog da União dos Torcedores Brasileiros publica texto denunciando outro apagão online:

"Desde terça-feira, dia 07/08/07, não é mais possível acessar o blog “A Verdade do Pan 2007” nem “A Verdade da Copa 2014” coordenados por uma pessoa com o pseudônimo Diana. Sabemos que existe uma queixa de calúnia, injúria e difamação impetrada pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, contra a “Diana”. Este processo está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática – Cidade Nova – Rio de Janeiro" , leia mais sobre este post aqui.

A Verdade do Pan 2007, como próprio nome diz, fala (ou falava?) do Panamericano que não vimos na televisão (mas que lemos no jornal e na internet, justiça seja feita), com seus vultosos gastos e desgastos, o velho tráfico de influência por trás, e todas essas belezas que um dia levaram Charles de Gaulle a dizer "o Brasil não é um país sério". A Verdade da Copa 2014 eu não conhecia, mas deve seguir a mesma linha. Ambos os blogs estavam hospedados no Blogger (assim como este), que é administrado pelo Google.

Não nos esqueçamos também dos sumiços repentinos do vídeo em que o diretor global Boninho aparece jogando ovos em pedestres da sacada de um prédio. O You Tube é administrado pelo Google.

Agora, só me resta fazer a seguinte pergunta: seriam algumas empresas de internet coniventes a interesses excusos de grandes corporações e governos, a ponto de lançar mão da histórica censura autoritária por debaixo dos panos?

"Ah, João, larga a mão dessas teorias da conspiração, só devem ser problemas técnicos mesmo."




- Fazia tempo que não ficava até tarde me divertindo no You Tube. Ontem este e este vídeo sobre o Cleber Machado me fizeram rir pra dedéu. Apesar de tudo, eu te amo Google.

- Pra estudantes de jornalismo como eu, não deixem de adicionar em seus favoritos ou leitor de rss o blog Novo em Folha, produzido como parte do programa de treinamento em jornalismo diário da Folha de S. Paulo.