Pecados Íntimos e a questão moral

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Pecados Íntimos e a questão moral



Ontem eu assisti ao filme Pecados Íntimos com a Tati. Apesar da grana que eu gastei (não consegui comprar meia entrada) valeu a pena.

Depois que eu saí do Shopping Santa Cruz (local onde assistimos ao filme) comecei a ler um livro na viagem de volta para Suzano, mas assim que terminei o capítulo, mesmo ainda restando cerca de uma hora de viagem, resolvi parar de ler e ficar pensando no filme.

Depois de muito pensar cheguei a uma conclusão (assistam e digam se concordam comigo): o filme mistura histórias de várias pessoas, mas o que todas têm em comum é o desvio. Mas não é um simples desvio, é um desvio de moral.

Um cara é viciado em pornografia, outro é totalmente irresponsável, outra trai o marido, um é pedófilo e assim por diante. E no fim das contas, todos os personagens que possuem o desvio acabam escolhendo o jeito mais fácil, ou seja, eles preferem eliminar ou esconder seus desvios do que realmente assumi-los.

Tem uma cena bem chocante (que eu não vou contar qual é) que sintetiza isso. Às vezes os conceitos de moralidade estão tão enraizados em nossas cabeças, que seríamos capazes de tudo para evitar assumir um desvio de conduta.