Politicagem - parte 2 - Audiência Pública

sábado, 16 de maio de 2009

Politicagem - parte 2 - Audiência Pública


Nessa minha nova vida de repórter pelas bandas do Alto Tietê, pude perceber que existe muita politicagem, como eu já disse neste espaço. Em termos de política institucional, meu empirismo mostra que todas as decisões são tomadas de cima para baixo, tanto no poder Legislativo, quanto no Executivo. É a tal democracia representativa, que poderia muito bem ser chamada de "não-representativa" ou "democracia do interresse dos poderosos".


Pois bem, mas é sempre necessário que haja uma aparente igualdade, mostrando que todos têm direito a opinar. Para isso, além das eleições, inventaram o artifício da audiência pública.

Há cerca de um mês e meio, compareci a uma audiência pública ocorrida numa das 10 cidades da região. O motivo era "discutir melhor" um projeto de lei enviado à Câmara pelo Executivo (não divulgarei do que se trata o projeto para não dar muita bandeira).

Tá certo. A audiência começa. Blá blá blá político de um lado, exposição oficial de slides de outro, explicações sobre prazos, taxas... e quando já está chegando a hora de terminar a reunião, as perguntas da platéia (que lotava a sede da Câmara, diga-se de passagem) são liberadas.

Passam-se alguns segundos até que o primeiro indivíduo tome coragem e faça sua pergunta, que se focou em algo pontual... não acrescentando muito ao debate. Em seguida,uma senhora resolveu afrontar os nobres políticos, mas foi prontamente "cortada". Ela tentou argumentar três vezes, mostrando o lado ruim do projeto de lei, e recebeu respostas secas como "não podemos fazer nada".

Na sequencia, um senhor pediu indenização para quem tivesse prejuízo com a lei. Recebeu um "vamos estudar o caso" como resposta.

O horário do almoço foi chegando e os políticos encerraram a reunião.

Resumo da ópera: para que serviu a audiência pública? Apenas para endossar a ideia de que o projeto foi aprovado com participação popular.

Mas as cartas já estava marcadas.
_____________________
Metalinguagem: foto meramente ilustrativa. O post se parece com o anterior no sentido de partir de um exemplo prático.