Futezinho na escola

terça-feira, 26 de maio de 2009

Futezinho na escola


Futebol e infância, para mim, são assuntos extremamente ligados.


Logo que nasci, já me tornei palmeirense, principalmente por imposição do meu avô. Com 6 anos, lembro de meu pai me acordando tarde da noite para me presentear com um uniforme do Palestra. (Na foto à esquerda, eu tinha uns 8 anos e já era possível observar meu fanatismo pelo time de Parque Antártica).

Mas os primeiros contatos físicos mais efetivos e marcantes com o futebol, sem dúvida, ocorreram na escola. A aula de Educação Física era, de longe, a mais esperada da semana. A gente se matava, ou melhor, se ralava em quadra e comemorava os gols como os nossos ídolos, pensando, um dia, em jogar nos times de nossos corações.

Na minha escola, as aulas de Educação Física eram escassas, o que nos obrigava a jogar "bola" durante o recreio, com latinhas de alumínio, pedaços de papel, lixo... qualquer coisa.

As vitórias, mesmo que em pequeno número, durante os campeonatos intersalas, estão guardadas na minha memória como se fossem finais de Copa do Mundo. Lembro-me até hoje de um gol antológico que fiz no campeonato na 4a série. Um tubaço do meio da rua, na gaveta.

Mas fiz toda essa introdução, para dizer que maioria dos elementos citados acima (com exceção da parte do Palmeiras) está brilhantemente expressa na música "Futezinho na Escola", do grupo Pequeno Cidadão (formado por Arnaldo Antunes, Antonio Pinto, Edgar Scandurra e Taciana Barros - só com composições para crianças). Ouça abaixo!


____________________
Metalinguagem: tem várias outras músicas dessa banda que são muito boas. Vale a pena conferir o www.myspace.com/pequenocidadao.