Sobre dois videoclipes

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sobre dois videoclipes

Prólogo: quem cultiva um blog, e frequentemente se esquece de atualizá-lo, costuma desculpar-se aos mínguos leitores dizendo que "estava muito ocupado", "viajou", "teve preguiça". Faz um bom tempo que não posto e ainda estou com preguiça de postar, por isso vou ser curto e grosso. Falarei sobre dois videoclipes (até porque dessa forma eu não preciso elaborar um post mais cheio de texto).Um não tem nada a ver com outro, a não ser pelo fato de que os vi no mesmo dia (ontem).

O primeiro é sobre aquela velha canção chamada "A Velha a Fiar", que você já deve ter ouvido alguma vez na vida. O vídeo abaixo é considerado o primeiro videoclipe brasileiro e um dos primeiros do mundo e foi dirigido por Humberto Mauro, em 1964. Repare que a velha é um homem e que o início do vídeo mostra todos os personagens "de boa", sem ninguém "fazendo mal a ninguém".



O segundo é um videoclipe que eu já havia assistido algumas vezes, mas nunca tinha reparado na letra, até que outro dia vi as legendas e fiquei impressionado com a boa crítica, principalmente em se tratando de uma banda de rock americana, como o Pearl Jam. A música se chama "Do The Evolution".


__________________
Metalinguagem: como o prólogo foi bem metalinguístico, eu desencano da metalinguagem de hoje.