.
sábado, 21 de outubro de 2006
Felipe Massa é destaque; PSDB, não.
Como já disse aqui algumas vezes, minha simpatia pelo PT é muito grande, o que faz com que minhas teses sempre tendam a defender o lado do partido. O que não quer dizer, entretanto, que elas não estejam devidamente fundamentadas e não tenham valor considerável. Pois bem.
Hoje foi um dia que o sãopaulino Felipe Massa conquistou o primeiro lugar no grid de largada pro GP do Brasil. Nada mais natural que essa seja a principal notícia, pelo menos, da hora. Sites do UOL, Terra, iG e Estadao destacavam como manchete da primeira página o feito do piloto brasileiro. Mas os sites da Folha e da Globo não, e aí que entra o mote de texto.
Antes de o treino classificatório para o GP do Brasil começar, as manchetes eram outras. Mas primeiro falo de um acontecimento de hoje de grande interesse jornalístico. O dia começou com uma revelação bastante forte a respeito do caso da máfia dos sanguessugas. Segue um trecho de uma notícia retirada do site da Globo:
"DARCI VEDOIN CONFIRMA QUE ABEL RECEBIA PROPINA DE SANGUESSUGAS
O empresário Darci José Vedoin confirmou na sexta-feira (20) à Justiça Federal de Cuiabá (MT) que Abel Pereira, amigo do ex-ministro da Saúde Barjas Negri (governo Fernando Henrique Cardoso), era o articulador da liberação de recursos de emendas parlamentares no Ministério da Saúde para a compra de ambulâncias superfaturadas, segundo o procurador da República Mário Lúcio Avelar.
Para facilitar a liberação de recursos, Abel Pereira recebia o equivalente a 6,5% do valor de cada uma das ambulâncias vendidas a cerca de 500 prefeituras entre 2001 e 2002. Naquele período, Barjas exerceu primeiramente o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Na seqüência, assumiu o posto de ministro, no lugar de José Serra, governador eleito de São Paulo (...)"
Em outras palavras, estava ali uma forte e comprometedora acusação de envolvimento do PSDB no caso da máfia dos sanguessugas revelada por nada mais nada menos que um dos mentores do esquema. Era uma notícia que compromete fortemente o PSDB.
E qual foi o tratamento dado pelos grandes portais de notícia a respeito do assunto?
Segue as primeiras manchetes dos principais sites de notícia brasileiros, antes do fim do treino classificatório do GP Brasil
UOL: Darci Vedoin confirma envolvimento de Abel com sanguessugas
Folha: Alckmin cobra explicações sobre origem do dinheiro do dossiê
Estadão: PF aponta ex-assessor de Lula como responsável por operação dossiê
Globo: Vedoin confirma que Abel recebia de sanguessugas
Terra e iG também não destacaram a acusação de envolvimento do membro do PSDB no caso, mas não me recordo do texto exato das manchetes dos sites de aquele momento.
Dos 6 grandes sites de notícia, apenas 2 deram destaque em suas manchetes da primeira pagina para a revelação de Vedoin.
As perguntas que ficam agora: a mídia dá tratamento igual para o PT e PSDB? E se fosse uma acusação nova e grave contra o PT, como seria a repercussão?
A mídia está sendo isenta nessas eleições? Com quantas rodadas de antecipação o São Paulo será campeão brasileiro?