Jogo limpo para inglês ver

domingo, 4 de julho de 2010

Jogo limpo para inglês ver

Copa da África do Sul, 2010. Inaugura-se um cerimonial "emocionante", copiado da Liga dos Campeões, em que meninos e meninas entram em campo antes dos jogadores, ao som de uma composição musical "forte", com a bandeiras das duas seleções adversárias. Antes, porém, outros garotos de bonés azuis carregam uma bandeira amarela. Ela abre o caminho estampando os dizeres "Fair Play".

As palavras em inglês significam "Jogo Limpo" e são um dos principais slogans da FIFA. Existe até um troféu "Fair Play" entregue ao fim de cada Copa ao time menos faltoso (como se apenas as faltas físicas e marcadas pelo juiz existissem - se a Costa do Marfim tiver poucos cartões amarelos, pode ganhar o troféu 2010, mesmo um de seus jogadores tendo tirado o brasileiro Elano da Copa. A Itália de Materazzi, em 2006, teria mais chances de levar o "Fair Play" do que a França do "descontrolado" Zidane).

Feche o parênteses e pense no jogo Gana x Uruguai, no exato momento em que Luis Suárez coloca as duas mãos na bola para evitar que seu time tomasse o gol aos 15' da segunda etapa da prorrogação, o que significaria a eliminação uruguaia.

Como todos sabem, o pênalti foi marcado para Gana e o uruguaio,expulso. Gyan desperdiçou a cobrança e seu time se desestabilizou emocionalmente. Nas penalidades posteriores, os ganeses foram eliminados em seu próprio continente.

Suárez, um ou dois dias após a partida, foi julgado por um tribunal da FIFA e pegou apenas um jogo de suspensão. Ou seja, se o Uruguai disputar a final da Copa, o "salvador" poderá participar.

Qual é o oposto do jogo limpo? A vitória a qualquer preço. Suárez ultrapassou o limite ético para fazer sua equipe vencedora. "Mas ele foi punido pela regra", uns podem dizer. É aí que se vê a fragilidade das legislações, mesmo no futebol. A bola iria entrar, todos sabiam, todos podiam ver. Gana se classificaria. Suárez salvou sua equipe deslealmente. O árbitro seguiu a regra. Quem foi beneficiado? Qual foi a vantagem de Gana ao ter um jogador do Uruguai expulso ao 15' da segunda etapa da prorrogação e trocar certeza do gol da classificação por uma possibilidade de gol em pênalti? A regra é clara. Claramente injusta.

E se o Uruguai estiver na final, o "herói" uruguaio entrará em campo após o cerimonal "emocionante", acompanhará a bandeira amarela do "Fair Play" despontar na saída do túnel, levada por criancinhas bonitinhas de bonés azuis e uniformes amarelos, mesmo após ter cuspido moralmente no jogo limpo, com o consentimento da FIFA.
_____________________
Metalinguagem: fiz uma pequena referência ao lance entre Zidane e Materazzi, em 2006, mas posso dizer que foi a grande inspiração para escrever este texto.