O porquê da minha certeza de que o Palmeiras será o Campeão Brasileiro 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O porquê da minha certeza de que o Palmeiras será o Campeão Brasileiro 2009

O título é sensacionalista (foi só para te fisgar, leitor, hehe). Apesar do meu desejo, acho que o Palmeiras tem poucas chances de vencer o Brasileirão.

Mas os fatores que me dão esperanças dpara continuar torcendo são o acaso e a motivação, por mais clichê que isso possa soar (estou praticamente falando que futebol é uma caixinha de surpresas, mas explico).

Um dos técnicos mais vencedores da recente história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo, ficou famoso por exaltar o "planejamento" e o "profissionalismo" em suas temporadas à frente de grandes equipes. Lembro-me de episódios em que o treinador esqueceu de estimular os jogadores e levou em conta apenas a parte tática de partidas decisivas. Acabou derrotado (Exemplos: Olimpíadas de Sidney, em 2000, quando o Brasil tinha dois jogadores a mais e Luxa teve uma conversa meramente técnica no intervalo; e o episódio em que o técnico humilhou o goleiro Marcos por tentar fazer um gol de cabeça contra o Grêmio, no Brasileirão 2008). Sobre o dito profissionalismo, Vanderlei ficou conhecido por ser um dos técnicos mais mercenários do futebol.

Já o tricampeão brasileiro, Muricy Ramalho, riu das palavras entre aspas no parágrafo acima, quando entrevistado em seu primeiro dia de trabalho com o manto palestrino, dizendo que "isso não existe".

Futebol não é uma partida de Brasfoot, onde só existem os fatores força e cansaço. O acaso e o lado motivacional tem papel preponderante no esporte e são (talvez) mais importantes do que a qualidade técnica (o Avaí que o diga).

Posso estar falando um monte de obviedades, mas se faz necessário estabelecer um paralelo entre a ridícula tentativa de se traçar um planejamento num jogo de xadrez com peças humanas (parafraseando meu amigo Bulhões), como o futebol, e o pensamento cartesiano de se teorizar o 'inteorizável", como é comum em algumas vertentes das ciências humanas (áreas da comunicação aí inclusas), tentando fazer com que o acaso seja mais previsível.

Paradoxalmente, se considerarmos que Mané é o acaso e João é a ciência cartesiana, saberemos o resultado de antemão.


______________________ Metalinguagem: não estou desvalorizando o estudo científico, mas é necessário ter consciência de suas limitações e dos "estragos" que o acaso pode causar. Também não dei exemplos sobre as áreas "inteorizáveis" da comunicação, mas depois falo sobre isso.