Balanço 2008

sábado, 27 de dezembro de 2008

Balanço 2008

Assim como as despedidas, eu, Alberto, acho que os balanços são necessários.

Mesmo que o meu balanço de 2008 se resuma, de grosso modo, a um punhado de despedidas.

Por ser o meu último ano de faculdade (jornalismo em Bauru), ele representou uma tentativa de evitar o inevitável, não que isso seja necessariamente ruim. Foi um pouco, mas teve muita coisa boa.

O problema é essa sensação de que temos que aproveitar porque já já vai acabar.

Enfim, vamos ao que interessa (se é que interessa). Em termos acadêmicos, as aulas foram pouco aproveitáveis (com uma notável excessão - disciplina de Psicologia) e confesso que alguns dos projetos dos quais participei não tiveram tanta graça (como a administração da rádio). Não por eu não gostar deles, mas por estar participando mais para que ocorresse uma continuidade, do que por prazer.

(foto da festa da entrega do TCC) Outros foram importantes por terem a ver com o que quero mexer na minha profissão de jornalista (comunicação alternativa), como o Raiz Social e o Ferradura. Não pude participar tão ativamente do Movimento Estudantil como queria, principalmente no fim do ano. Mas o foda foi fazer TCC ao mesmo tempo que todas as outras coisas. Porém, ele foi uma grande experiência na minha vida acadêmica - finalmente tive uma continuidade de leituras que me fizeram enxergar melhor lances como a comunicação alternativa.

Na vida pessoal, comecei a namorar à distância no começo do ano e parei de namorar no meio do ano, devido a uma viagem internacional da minha ex-namorada e grande amiga Tati. Foi triste, mas acabou me fazendo ficar mais próximo dos meus amigos. E fizemos muita coisa juntos. Entre as mais marcantes:
-Mutretas
-Ilha Solteira
-Pavuna
-Caixa D'Água
-Salomé e lugar proibido
-Grupo Clássico

Considero, como eu já esperava, que 2007 foi melhor que 2008. Fiz bastante coisa boa neste ano, mas não chega nem perto do turbilhão de tarefas, idéias e projetos de 2007. Claro que aproveitamos mais em termos de amizades, mas sempre pensando em TCC... foi meio tenso.

Agora as chaves estão entregues, a parede pintada e eu estou de volta a minha casa, mas pronto para sair a qualquer momento. O sentimento é o mesmo de quando eu estava indo para Bauru: vamos ver o que vai virar...

A diferença é que eu não tinha amizades tão fortes, das quais vou sentir imensa falta, que ajudaram a formar minha cabeça e a mantê-la aberta. Espero conseguir ganhar dinheiro mantendo meus princípios e me engajando cada vez mais politicamente, mas isso é assunto para outro post.

Bom ano novo.

________________________
Metalinguagem: o foda de fazer balanços é que eles nunca são feitos no dia 31. Ou seja, acabamos desconsiderando que muitas alegrias e tristezas podem rolar na última semana do ano. Enfim, depois pretendo fazer um post com meus planos para 2009.