O fim de um rito: a apresentação do TCC

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O fim de um rito: a apresentação do TCC

É, apresentei meu TCC na quarta.

Uma das coisas que estudei para fazer minha monografia (denominada "O Capital Simbólico na Notícia Radiofônica: Análise Teórico-Prática do Programa Raiz Social") foi a ritualização que se dá por meio do rádio.

Historicamente, quem controla o tempo detém o poder. Nos dias atuais, os meios de comunicação, como o rádio, fazem essa ritualização, ao prometerem que, amanhã, na mesma emissora e no mesmo horário, o programa estará lá. Ou seja, implicitamente, faz-se a promessa de que tudo se manterá como está.

A entrega do TCC também é um rito, mas nesse a gente não tem a promessa de que tudo será igual. Muito pelo contrário.

Eu me envolvi muito com a universidade, entrei de cabeça nela e mudei totalmente meu modo de enxergar o mundo. Quando sai da minha banca, bateu uma tristeza... uma sensação de vazio.

Talvez por ter deixado isso explícito em meu rosto, três amigas (Aline, Andressa e Marjorie) me mandaram mensagens escritas em papel ou via internet, parabenizando-me pela minha apresentação ou apenas dizendo algo que me confortou naquele momento: a amizade vai persistir.

Acredito muito nisso. Como disse em meu TCC, minha formação ainda está ocorrendo, mas a estrutura já está bem sedimentada e segue o planejamento de usar a comunicação para a propagação de idéias para uma sociedade mais justa.

Sem essas pessoas (as que me deram abraços fortes depois da banca, as que me disseram palavras doces nesse momento vazio e as que me incentivaram sempre), nada seria possível.
___________________________
Metalinguagem: estou beirando o pieguismo, para não dizer que já entrei nele. Coloquei essa foto véia porque é onde está reunida a grande maioria das pessoas importantes. Exceções feitas à Carol, Russo, Barba e outras pessoas que eu posso ter esquecido.