3%, a questão estética e as temáticas sul-americanas

quarta-feira, 19 de abril de 2017

3%, a questão estética e as temáticas sul-americanas


 Produzida pela Boutique Filmes, criada por Pedro Aguilera e lançada em novembro de 2016, a série "3%" ficou famosa por ser a primeira trama brasileira original financiada pelo serviço de streaming dos EUA Netflix. Tendo João Miguel e Bianca Comparato como atores mais experientes em meio a novatos de talento, a produção, dirigida por César Charlone, começou na internet (onde teve episódios-piloto lançados em 2011, financiados pelo FICTV/Mais Cultura) e conseguiu se credenciar, com "marketing de guerrilha", a ser filmada com recursos da multinacional de entretenimento. E por mais que os oito episódios da série pós-apocalíptica voltada para adolescentes abordem temas que têm muito a ver com a realidade do Brasil e do mundo atuais (falaremos disso já já), o que talvez mais tenha chamado atenção da mídia brasileira foi...

A questão estética


Um programa de tevê, um filme, uma série... Todos os produtos audiovisuais (e que têm mais foco no visual do que no sentido da audição) têm uma concepção estética. Cenário, produção, fotografia, posicionamento de câmera, estilo da edição. Não é possível dizer que isso não importa ou que é menor, pois é pelas formas, cores e sons que nossos olhos e ouvidos percebem os estímulos para nos entregarem o sentido da trama, que pode gerar entretenimento, reflexão e debate. A forma é importante; sem ela, não há conteúdo, e é possível elaborá-la de maneira coerente com poucos recursos.

Com um orçamento de R$ 10 milhões (muito pouco perto de sucessos da casa, como Narcos ou House of Cards), "3%" conseguiu desenvolver uma estética coesa. Foi elaborado um ambiente futurista e, sabendo que não poderia gastar muito em efeitos especiais, a série não abusou deles - há poucas cenas abertas e com muita computação gráfica -, nas demais, existem pequenas inserções sonoras e visuais que se encaixam na estética da proposta (portas e vidros se transformam em equipamentos "smart" com curtos sons e efeitos visuais). O fato de a série tratar principalmente de um processo seletivo que ocorre em um local específico também ajudou... Assim como os planos mais fechados e a fotografia que valorizou tons mais escuros, apesar de coloridos.

Parece filme B, disse a crítica de um grande jornal do país, que comparou a produção brasileira a tramas estrangeiras que tiveram maior orçamento. Quem se baseou nessa opinião e decidiu não assistir 3% deixou de acompanhar uma série que lida com temas fortes o tempo todo, apesar de haver alguns problemas compreensíveis para uma estreia, como admitiu Bianca Comparato. Também houve, na crítica, quem enxergou os pontos positivos na série, que já teve a segunda temporada confirmada. Mas vamos ao que interessa (e sem spoilers):

Temáticas


Numa região que parece um país sul-americano (ou seria uma fusão de países?) totalmente miserável chamada de Amazônia Subequatorial, indivíduos que chegam aos 20 anos têm a oportunidade de participarem de um processo seletivo ultracompetitivo - apenas 3% dos concorrentes são aprovados. Quem passa vive em um lugar isolado, rico e próspero, com medicina e tecnologia avançadas: o Maralto, chamado também de "lado de lá".

Com essa breve sinopse já dá para supor que o autor se inspirou no vestibular... E quem dá uma olhada só no piloto da série no YouYube tem a mesma percepção (o comentário em destaque na plataforma é "Esse processo de seleção, no mundo real a gente chama de Enem mesmo"). Na série, quem não é aprovado, tem expectativas de uma vida melhor diminuídas drasticamente.

Fazer a associação com condomínios fechados, em que ricos formam ilhas de segurança, com altos muros e cercas elétricas em meio a bolsões de miséria, comuns no Brasil, também não é difícil. Só que a metáfora "ilha" é levada ao pé da letra na série, pois Maralto, ao que tudo indica, é uma ilha, enquanto o restante da Amazônia Subequatorial se parece com regiões centrais degradadas de grandes cidades, misturadas a favelas.

O candidato ao processo filho de família abastada tem a regalia da empregada doméstica, mesmo sendo obrigado a morar junto do povo até completar seus 20 anos. Os demais convivem com operações policiais arbitrárias monitoradas pelo pessoal do Maralto - dentre esses, alguns precisam falsificar identidades para entrarem no processo, de modo que possam tentar a sorte pela segunda vez ou darem um jeito de sumirem devido a um crime cometido.

Quando o processo se inicia, os jovens são saudados por Ezequiel (João Miguel), o comandante do certame, que faz todos agradecerem a oportunidade de participação. Isso lembra as humilhantes provas de programas de TV em que um desempregado precisa fazer miquices em público para ganhar alguns milhares de reais, de modo que o apresentador, que é um agente dessa exploração, pareça um benfeitor.

Individualismo, meritocracia, escolha de inimigos e os personagens humanos


O processo iguala diferenças e transforma direitos fundamentais em privilégios quase impossíveis de serem conquistados (outra semelhança com o mundo com economia em recessão e cortes). Tendo como perspectiva a vida no Maralto, o individualismo é incentivado e vale tudo para seguir adiante na disputa, mesmo que isso inclua mentir, intimidar e roubar. Questiona-se também a meritocracia.

Mas há o contraponto: a Causa, uma seita que tem o objetivo de unir revoltados com o processo e mostrar, apesar das campanhas oficiais (corroboradas pela igreja), o quão injusta a seleção é. O inimigo não seria, portanto, o concorrente à vaga, mas o sistema que os força a competir.

Em meio a tudo isso, há personagens humanos, que vão sabendo jogar no “reality show” da seleção e que acabam revelando certos segredos e muitas contradições ao longo da trama.

Séries precisam de iscas para os finais de episódios e isso não falta a 3%. Se não é totalmente viciante e com mil acontecimentos de velocidade estonteante, é intrigante. Há forçação de barra em algumas situações (uma cena de envenenamento, a morte de personagem depressiva em um local de recuperação, entre outras). Mas, em geral, a trama conseguiu formar um núcleo de personagens interessantes. Não foi monótona ou previsível, seguiu uma tendência de desconstruir maniqueísmos e deu ao espectador a sensação de gradual aumento do conhecimento sobre a formação dos personagens.

Temas não são aprofundados, mas são reconhecidos e expõem críticas


Todos esses temas listados acima não são abordados profundamente. Não é a proposta da série e provável que o próprio formato não permitisse, mas é muito legal tê-los em uma produção nacional vista em todo o mundo (isso que outros, como estresse psicológico, relação com deficientes físicos, cena de tortura análoga à praticada na ditadura brasileira - também estão na trama -, não foram citados).

Num país com novelas que giram em torno de romances vazios (com exceções) e fogem de temas-tabu, 3% cumpriu com êxito o desafio de fazer ficção científica com baixo orçamento e, mesmo com alguns erros, colocou um ponto de vista sul-americano (e não o já manjado drama do branco estadunidense) no mundo, puxou para o debate temas relacionados com a desigualdade e a crise econômica - dando destaque a atores negros e mulheres. Não é um pastiche de Jogos Vorazes ou de Divergente, pois tem na essência elementos que brasileiros e latinos reconhecem no dia a dia.
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Metalinguagem: agradeço à minha amiga Carol Almeida, que me emprestou seu conhecimento sobre séries do tipo, debateu 3% comigo, ajudou a revisar e a construir este texto.