Mercy Zidane: junho 2008

segunda-feira, 23 de junho de 2008

"Abolição" da escravidão

Tive vontade de postar sobre isso depois da última terça-feira, em que toquei no Cupim Grill, em Bauru, com os Mutretas, numa festa junina fechada. O preço da portaria era de 2 reais.

Ao final da apresentação, uma senhora negra que trabalhava no local, trajada com vestido preto e touca branca na cabeça, apanhou uma grande bacia com pipoca e começou a servir a galera que estava dentro do bar.

Uns agradeciam a mulher, outros só pensavam na pipoca, mas as roupas meio antiquadas que a senhora vestia, misturado com o ato de servir os universitários fez com que eu sentisse um baque.

Na hora, lembrei-me do filme "Quanto Vale ou é por Quilo?", de Sérgio Bianchi, em que crianças negras vão gravar um comercial televisivo para uma ONG e são guiadas por uma mulher branca. De repente, há um flash e os meninos e meninas são mostrados com máscaras e correntes na cabeça, lembrando a época da escravidão.

Foi assim que me senti ao ver aquela mulher, como na época da escravidão. A negra servindo os brancos.

Esse flash bateu em mim por um instante e, mais nitidamente, vi como as coisas mudaram pouco nos últimos 120 anos. Mesmo estando em um momento de confraternização, confesso que me senti um pouco mal.

É por isso que o movimento negro rechaça o 13 de maio (dia da assinatura da Lei Áurea). O dia mais simbólico é o 20 de novembro (dia da Consciência Negra), com origem na luta de Zumbi dos Palmares.
_________________________________
Metalinguagem: postagem curta, pois foi feita na madrugada.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Praticamente, 1 mês depois....

... eu estou me justificando para mim mesmo e para os poucos leitores deste blog o porquê de ele estar parado por tanto tempo.

Motivos óbvios: correria da faculdade, preguiça imensa de postar e falta de estímulo visual - o blog está muito feio.

O pior é que nesse meio tempo eu pensei em fazer alguns posts legais:

-Oficina de rádios comunitárias: eu participei de uma e adquiri uma visão mais abrangente sobre o conceito de comunicação comunitária para uma rádio;

-Criação do Podcast do Raiz Social: esse irá render um post mais dia ou menos dia. O link já está ali do lado. O endereço é www.raizsocial.podomatic.com;

-A volta triunfal do Zooasis: não foi tão triunfal assim, mas foi muito divertido voltar a tocar na banda de Oasis cover (com a participação especial de Andy Ruiz Bell no baixo). Finalmente toquei numa festa de república em Bauru. Espero repertir esse feito por mais vezes.

Pretendo desenvolver tais assuntos de forma mais profunda em breve. Se não for tão em breve, pelo menos que seja num período inferior a 1 mês.
_______________________________
Metalinguagem: confesso que sinto um certo alívio em postar - apesar dos diversos motivos que me levam a não postar com freqüência, é angustiante ver o blog às moscas.